top of page
Alianças

Criação, Queda e Redenção | Aula 1 de 9

Porque todos pecaram e estão privados da glória de Deus. Sendo justificados livremente pela sua graça através da redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:23,24).


QUANDO TUDO COMEÇOU

A Terra era sem forma e vazia, e o Espírito de Deus movia sobre as águas, tendo ao seu lado a companhia do Seu Filho amado, por quem Ele criou todas as coisas. Ele criou o dia e a noite, os mares e a terra seca. Produziu todas as plantas, pequenas e grandes, as flores e os frutos também. Criou o sol, a lua e as estrelas. Criou todos os animais que voam, e os que vivem nas águas e na terra. (Gênesis 1; João 1:1; Hebreus 1:2; Provérbios 8)


O HOMEM E A MULHER

E Deus criou o homem da terra com as Suas próprias mãos, chamou-o de Adão e colocou nele o Seu próprio Espírito. Depois plantou um Jardim no Éden, e pôs ali o homem que Ele havia criado. Do homem criou a mulher para ser a sua companheira (Eva), e deu a eles uma ordem: que não comessem do fruto do conhecimento do bem e do mal, para que na Sua criatura, feita à Sua imagem e semelhança, inclusive no poder de tomar decisões, as Suas virtudes pudessem ser manifestas. (Gênesis 1:27)


LEI ETERNA

Uma lei eterna foi estabelecida por Deus sobre tudo e todos: A NATUREZA E TODA A CRIATURA QUE TEM FÔLEGO, DEVEM LOUVAR E OBEDECER À VOZ DO CRIADOR. (Gênesis 2; Salmos 150:6)


A vontade de Deus era descer ao Seu jardim, para se comunicar com o homem e a mulher que Ele havia criado, como uma obra prima das Suas mãos, para que a Sua Glória fosse manifestada na Sua criatura, que infelizmente desobedeceu a Sua voz para obedecer a Satanás, representado pela serpente, que já havia sido lançado do Céu por desobediência, originada da sua soberba. (Provérbios 8:22-36; Lucas 10:18)


A QUEDA DO HOMEM

Então o homem e a mulher, ambiciosos pelo poder e seduzidos pelo prazer, desobedeceram a ordem de Deus, e falharam em suas responsabilidades. Perderam a inocência, se tornaram moralmente corruptos, e foram achados culpados diante de Deus pela consciência. Eles foram expulsos do Jardim, e pelas suas culpas nasceu o pecado no coração humano, que passou a ser naturalmente inclinado ao mal. Isso afetou toda a humanidade para sempre. (Gênesis 3; Eclesiastes 7:29; Jeremias 17:9,10; Romanos 3:23; Tiago 1:15)


O homem perdeu o direito de viver eternamente, e tornou-se inimigo de Deus por natureza, merecedor de morte como punição pelo pecado, mas Deus pelo Seu grande Amor, Justiça e Misericórdia, já havia plantado no mesmo Jardim outra árvore; a Árvore da Vida. Para que o homem pudesse voltar e comer do seu fruto, e ter a vida eterna novamente, seria necessário vencer o pecado e a morte. (Apocalipse 12:12)


A OBRA DE SALVAÇÃO

Se o homem perdesse a guerra contra o pecado, JÁ ESTARIA automaticamente condenado por toda a eternidade, junto a Satanás e seus anjos, mas se vencesse, ganharia a vida eterna, e ocuparia os lugares preparados por Deus no Céu desde a fundação do mundo. Mas nenhum homem poderia vencer por si mesmo e satisfazer a Justiça de Deus! (Mateus 19:25,26; 25:34,41; João 14:1-23; Apocalipse 3:21)


O resultado do pecado é a morte, e para vencê-la, seria necessário satisfazer a Justiça de Deus, por meio de uma vida pura; sem pecado, algo impossível ao homem natural. Assim, o amor do Pai moveu-se a entregar o Seu próprio Filho como sacrifício pelos nossos pecados, e o amor do Filho moveu-se a entregar-Se voluntariamente por nós. Ele se dispôs a lutar pelo homem, nascendo e vivendo na terra como verdadeiro homem, Jesus de Nazaré, para assumir a nossa culpa, e com o Seu precioso sangue, pagar plenamente a nossa dívida. (Mateus 16:26; João 3:16; Romanos 6:23; I João 4:8-10)


A VITÓRIA DE CRISTO

Então Cristo Jesus cumpriu a Sua missão, para a Glória de Deus; por amor às nossas almas. Ele venceu o inferno e a morte, e oferece gratuitamente a Salvação eterna àqueles que Nele crerem, e se tornarem Seus verdadeiros adoradores; em Espírito e em Verdade, pois Ele mesmo representa a Árvore da Vida do Jardim de Deus, cujo fruto é o Evangelho da nossa salvação. (Apocalipse 5:12; João 4:23)


Depois de ter feito a purificação dos nossos pecados, Cristo retornou ao Céu e assentou-se à direita de Deus como nosso Intercessor. Ele recebeu a Igreja como herança do Pai, povo adquirido por Seu próprio sangue, fruto da Sua obra redentora. Esta Igreja está sendo preparada pelo Espírito Santo no jardim da Sua Graça soberana e, ao final, será conduzida por Ele para viver eternamente no céu. (Hebreus 1:3, 10:12-36)


Havia alguma possibilidade de Jesus não vencer Satanás? Não! Porque Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Não havia Nele pecado algum, e a sua missão já estava determinada desde a eternidade, a qual foi anunciada pelo Espírito Santo muitas vezes e de diversas maneiras no passado. (João 10:30)


O PRÍNCIPE DESTE MUNDO

A Terra já está condenada a ser destruída pelo fogo da ira de Deus, e Satanás, a antiga serpente, continua sendo o príncipe deste mundo, tentando os filhos de Deus, e atraindo para ele os filhos da perdição, que são aqueles que amam o pecado e não se arrependem. (Mateus 4:9; João 17:12; II Coríntios 4:3,4)


O EVANGELHO DA PAZ

É o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. Assim como herdamos o pecado de Adão, podemos herdar a Salvação por Jesus Cristo, o Único que pode nos perdoar e nos reconciliar com Deus. O Único Senhor e Salvador das nossas almas! (Mateus 28:18-20; Romanos 1:16; Romanos 5; Apocalipse 4:11)


Quanto a nós, miseráveis seres humanos, com o coração inclinado ao pecado, somos merecedores de condenação eterna, e somente Jesus Cristo pode nos regenerar e nos livrar do corpo desta morte, então, ai de nós se desprezarmos essa tão grande Salvação! (João 15:5; Romanos 7:24,25; Hebreus 2:1-3)


Leia na sua Bíblia as referências contidas nos tópicos desta aula, procurando compreender os contextos, em humildade e orações.



Louvado seja Deus por Jesus Cristo nosso Senhor, para todo o sempre. Amém!


Aula publicada em maio de 2023.

Youtube

Assistir vídeo no

Youtube

Baixar PDF

ilustrado

Baixar PDF

para imprimir

Compromisso com a verdade: Os textos dos conteúdos publicados neste site são de autoria humana, com responsabilidade bíblica e teológica.

A inteligência artificial é utilizada para narração e alguns recursos visuais.

Toda a honra e glória ao nosso Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor.

  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook

© 2022 - 2026    |    ApresentandoABiblia.com

bottom of page