
Devocional:
O Problema do pecado e a urgência do Evangelho
“O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. (Romanos 1:16)
O PROBLEMA DO PECADO
O pecado entrou no mundo quando o homem desobedeceu a Deus e deu ouvidos à voz de Satanás. Desde então, toda a raça humana foi contaminada pelo pecado. A prova disso é que fazer o mal tornou-se algo natural para nós, enquanto viver em santidade passou a ser impossível por nossos próprios esforços. O mal é automático, enquanto o bem exige esforço.
O pecado causa a morte espiritual, que é a separação entre o ser humano e Deus. Isso nos torna inimigos de Deus, e provoca a Sua ira Santa, porque Ele é Santo e Justo. O problema do pecado não atinge apenas criminosos ou pessoas consideradas más, mas a todos, inclusive os mais bondosos, porque Deus conhece não somente o que fazemos, mas também o que sentimos, pensamos e desejamos.
Por isso, todos pecaram e todos necessitam da graça de Deus para serem perdoados e receberem uma nova vida. A vontade de Deus é nos salvar da Sua própria ira, que virá sobre todos aqueles que não se arrependem de seus pecados e rejeitam a salvação que Ele oferece.
A SOLUÇÃO E A TRISTE REALIDADE
Deus nos ama tanto que entregou Jesus, Seu Filho unigênito, para dar a Sua vida por nós. Hoje, Ele oferece perdão e salvação, não por nosso mérito, mas pela graça, por meio de Jesus Cristo. Essa salvação exige arrependimento dos pecados, fé em Jesus como o único Salvador e uma vida que passa a segui-Lo pela fé. Mas a triste realidade é que muitos arrependimentos são superficiais. Não há transformação, não há mudança de vida. Não há santificação.
Muitos dizem crer em Jesus, mas não estão dispostos a segui-Lo. Outros “aceitam” Jesus esperando algum benefício em troca. Muitos vivem como se a morte nunca fosse chegar, e se esquecem de que um dia todos estaremos diante de Cristo, que virá como Juiz para salvar e para condenar. Há os que caíram em pecado e acham que já não há mais perdão. E há os que estão na igreja, mas Jesus Cristo não é o Senhor de suas vidas. E você? Já entregou sua vida a Jesus com arrependimento sincero?
A mensagem completa está no vídeo relacionado — para quem quer ouvir o evangelho e para quem quer anunciá-lo com fidelidade. No site, há materiais que podem ser usados como panfletos evangelísticos.
Vamos orar: Senhor Deus, te agradecemos porque enviaste do céu o Teu Filho unigênito, que nasceu neste mundo sem pecado e tomou sobre Si a culpa dos nossos pecados, entregando a Sua vida na cruz para nos salvar da condenação eterna. Concede-nos, pelo Espírito Santo, fé e arrependimento sincero, para recebermos o Teu perdão, sermos regenerados e vivermos em santificação. Em nome do Senhor Jesus. Amém.
Louvado seja Deus por Jesus Cristo nosso Senhor, para todo o sempre. Amém!
Publicado em 13 de janeiro de 2026, este devocional evangelístico traz uma reflexão baseada em Romanos 1:16, como parte do material destinado à evangelização de jovens e adultos, intitulado: “Creia em Jesus e seja salvo(a)” (https://youtu.be/YTk6zmcJqH4)

