A Reforma
As portas do inferno nunca prevaleceram, e não prevalecerão contra a Igreja de Jesus Cristo (Mateus 16:18).
Jesus estabeleceu a sua Igreja, por meio dos apóstolos e discípulos dos primeiros séculos, que entregaram as suas próprias vidas pelo amor ao Evangelho da Graça. Tudo foi escrito para a nossa edificação e consolação no Senhor.
Então Satanás investiu contra a Igreja, por meio de líderes políticos e religiosos, para tornar a Palavra de Deus inacessível ao povo, adulterar o Evangelho e perseguir os cristãos.
Mas o Espírito de Deus se usou de homens fiéis enchendo-os de coragem, para defender a causa do Evangelho e tornar a Palavra de Deus acessível às pessoas comuns, libertando-as das amarras religiosas.
No século XVI ocorreu a Reforma Protestante, em oposição aos líderes e práticas religiosas da época. Nessa época a Bíblia foi traduzida para os idiomas comuns do povo, e cinco verdades foram estabelecidas pelos cristãos reformadores, conhecidas como: “as cinco solas da reforma”:
1 – Sola Fide – somente a Fé: estabelece que, segundo as Escrituras, a salvação se dá somente pela Fé em Jesus Cristo, como único Senhor e Salvador.
2 – Sola Scriptura – somente a Escritura: estabelece que somente a Bíblia deve ser considerada como Palavra de Deus, totalmente revelada pelo Espírito Santo, e suficiente para revelar Cristo ao homem.
3 – Solus Christus – somente Cristo: estabelece que a salvação se dá unicamente por meio de Jesus Cristo, pelo seu sacrifício na cruz; morte e ressureição, para expiação dos nossos pecados.
4 – Sola Gratia - somente a Graça: estabelece que a salvação se dá pela Graça de Deus somente, como favor imerecido, pela qual o Espírito Santo em nós produz a Fé em Jesus Cristo.
5 – Soli Deo Gloria – glória somente a Deus: estabelece que as nossas ações devem glorificar somente a Deus, na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Nenhum outro ser deve ser adorado, tanto os que já morreram quanto os que estão vivos, no Céu e na Terra.
A Igreja de Deus caminhou vitoriosa por meio dos séculos, e agora estamos no século XXI, o século da apostasia e extrema corrupção em toda a Terra. A Bíblia está novamente sendo rejeitada, muitos líderes religiosos estão rebaixando a sua autoridade, e privando as pessoas das verdades essenciais do Evangelho.
Por não aceitarem a Bíblia como única fonte de Verdade e autoridade, diminui-se a fidelidade ao Evangelho de Jesus, e muitos evangelhos surgem por aí, dentre eles podemos destacar: triunfalismo, liberalismo, legalismo, fatalismo, prosperidade, entre outros discursos que exaltam o homem, ofuscando a mensagem da cruz, que leva o pecador ao arrependimento e santifica os cristãos na Verdade eterna de Deus. Todavia, o Senhor conhece as suas ovelhas, e delas Ele é conhecido. (João 10:14)
“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita... Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios”. (Salmos 91)
Louvado seja Deus por Jesus Cristo nosso Senhor, para todo o sempre. Amém!
Texto publicado em novembro de 2023.
